Mindfulness nas Escolas

Crescer Pleno

O  Programa “Crescer Pleno com Mindfulness” foi cuidadosamente desenvolvido para ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, promovendo mais qualidade de vida e inteligência emocional para crianças e jovens, assim como para toda comunidade escolar e suas famílias.

Extracurricular

Programas, oficinas e palestras

Comunidade

Professores, gestores, funcionários, mães e pais

Curricular

aulas ou práticas breves regulares na grade escolar

Cultura Escolar

Acompanhamento da transformação de atitudes e comportamentos

O que é Mindfulness?

Mindfulness é um termo em inglês que descreve uma qualidade de presença.  Ou seja, Mindfulness pode ser descrito como um modo de ser e estar  plenamente consciente do que acontece consigo mesmo e com tudo que nos envolve. Para isso Mindfulness inclui a intenção de perceber o momento presente, sem julgamento ou apego aos pensamentos, emoções e sensações que surgem na mente e no corpo. 

Mindfulness ajuda a desenvolver uma maior consciência de nossos padrões de pensamento e reatividade emocional, o que contribui para  lidar de forma mais eficaz com o estresse, com a ansiedade e outras dificuldades emocionais. Além disso, também ajuda a apreciar mais os momentos positivos da vida e a cultivar mais empatia e compaixão na relação com as outras pessoas. 

A introdução da prática de mindfulness nas escolas tem sido cada vez mais valorizada devido aos benefícios que pode trazer para os estudantes, professores e comunidade escolar como um todo. 

Promovendo saúde mental, redução do estresse, aumento da concentração e bem-estar geral.

O que diz a neurociência?

A neurociência tem se dedicado cada vez mais a investigar os efeitos das práticas de mindfulness em crianças e jovens, incluindo o uso de exames de imagem cerebral, como a ressonância magnética funcional (fMRI) e é possível observar o desenvolvimento e mudanças no cérebro que incluem um aumento da atividade em regiões cerebrais envolvidas no controle executivo, atenção e regulação emocional. Além de benefícios como:

  • Melhoria na regulação emocional em crianças e jovens. Estudos mostram que ela pode levar a uma maior atividade no córtex pré-frontal, uma região do cérebro envolvida no controle emocional, e a uma redução da atividade da amígdala, que está associada às respostas emocionais intensas.

 

  • Melhorias na atenção e concentração. Estudos mostram que ela pode fortalecer as redes cerebrais envolvidas na atenção seletiva e sustentada, o que pode levar a uma maior capacidade de focar a atenção e ignorar distrações.

 

  • Redução do estresse. Estudos mostram que ela pode levar a uma diminuição da resposta do corpo ao estresse, incluindo a redução dos níveis de cortisol, um hormônio relacionado ao estresse.

 

Melhoria do bem-estar emocional. Isso inclui uma redução dos sintomas de ansiedade e depressão, bem como um aumento da autocompaixão e da resiliência emocional.

O Programa – CPM Crescer Pleno

A metodologia foi inspirada, no Mindful schools (EUA) e no Dotb do Misp (Mindfulness in schools project – Inglaterra), na primeira geração de programas baseados em Mindfulness (Jon Kabat-Zinn), somados às experiências e vivências dos nossos profissionais e facilitadores, com o objetivo de atender as necessidades e a cultura dos brasileiros.

Nosso programa exclusivo, com conteúdo lúdico, divertido e relevante, cria um ambiente acolhedor e atento às crianças e aos  jovens. Serve como um apoio fundamental ao aprendizado do currículo escolar. 

Preparamos  crianças ejovens para estarem mais presentes, não só nas atividades escolares, mas também em todos os momentos da vida.

Por que escolher o CPM Crescer Pleno com Mindfulness?

O Centro de Promoção de Mindfulness (CPM) fundado em 2014, é um dos grupos pioneiros no Brasil em
pesquisa, treinamento e formação profissional em Mindfulness. Nascemos do encontro de pesquisadores
acadêmicos com o propósito de promover Mindfulness nos mais diversos contextos: sistema de saúde,
ambientes organizacional, educacional e população em geral. Nós garantimos:

  • Instrutores altamente qualificados, que buscam o aprendizado e aperfeiçoamento contínuo;
  • Metodologia exclusiva, baseada em padrões internacionais, que compreende as necessidades e a cultura dos brasileiros;
  • Aulas personalizadas e adaptáveis às condições e perfil de cada instituição de ensino;
  • Atendemos desde crianças, a partir dos 5 anos, até jovens do ensino médio;
  • Material didático exclusivo;
  • Cursos baseados em Mindfulness para redução do estresse e promoção da qualidade de vida para adultos, além da formação
    de novos instrutores;
  • Promove retiros e atividades que envolvem toda a família.
  • Possibilidade de continuar o aprofundamento, através da Comunidade Você Presente.

Conheça os professores:

A equipe do CPM é formada por profissionais com larga experiência em formação profissional e que são pioneiros no estudo e ensino de Mindfulness em território nacional, já tendo contribuído para a formação de centenas de instrutores no Brasil.

Marcelo Oliveira

Mestre em Saúde Coletiva – Unifesp

Marcio Sussumu Hirayama

Pós-doutorado – Unifesp

Víviam Vargas de Barros

Doutora em Ciências – Unifesp

Elisabete Ribeiro

Pós graduanda em Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness – PUCPR

Simone Hlebanja

Instrutora de Mindfulness –
MINDFUL SCHOOLS, MISP,
MINDKIDS

Investimento para você viver sua Formação:

Sem entrelinhas, confira abaixo o valor inicial para você viver sua Formação, que contempla os Módulos Introdutório, Básico e Intermediário. Para compor o valor total da sua Experiência, soma-se o investimento do Módulo Avançado-Certificação (que inclui a condução de 2 grupos com 8 supervisões individuais) referente à R$1.100,00, mas que pode ser pago no período em que ocorrer. Além do nosso Retiro Presencial na Casa Emaús, onde as hospedagens variam entre R$320,00 (triplo simples) a R$696,00 (individual novo) pelo final de semana.​

O Crescer Pleno com Mindfulness visa beneficiar toda a comunidade:

Famílias

Gestores, professores e colaboradores

Crianças e jovens

O Crescer Pleno com Mindfulness visa beneficiar toda a comunidade:

Crianças e Jovens

Gestores, professores e colaboradores 

Famílias

Benefícios do Programa:

Para crianças e jovens:

As práticas de mindfulness nas escolas apresentam impactos positivos no desempenho acadêmico, no bem-estar emocional e nas habilidades sociais das crianças e jovens.  Alguns dos benefícios percebidos são:

  • Maior capacidade de focar a atenção e de permanecer concentradas nas tarefas escolares.
  • Níveis mais baixos de ansiedade, melhor regulação emocional e uma maior sensação de calma e bem-estar.
  • Maior capacidade de lidar com situações desafiadoras, de se adaptar às mudanças e de se recuperar de adversidades.
  • Níveis mais altos de autoestima, autoaceitação e satisfação com a vida, além de uma redução dos sintomas de depressão e estresse.
  • Maior capacidade de se relacionar de forma empática com os outros, de regular suas emoções e de resolver conflitos de maneira construtiva.
  • Melhorias no desempenho acadêmico das crianças, incluindo aumento nas notas e nas habilidades de resolução de problemas.

Para os professores:

A prática de mindfulness traz benefícios significativos aos professores, capacitando-os a lidar melhor com o estresse, melhorar a conexão com os alunos e promover um ambiente de aprendizagem mais saudável e produtivo, assim não apenas colhem benefícios pessoais como redução de estresse e Burnout, mas a comunidade escolar como um todo se beneficia.

  • Redução do estresse
  • Melhoria da resiliência
  • Aumento da atenção plena
  • Melhoria na gestão da sala de aula
  • Promoção de um clima de sala de aula saudável
  • Autocuidado e bem-estar

Benefícios para as filhas e filhos quando a família e responsáveis (mães pais e outras pessoas) praticam:

Quando as mães, os pais e responsáveis pela criança praticam mindfulness, eles podem criar um ambiente familiar mais consciente, compassivo e tranquilo. Isso pode ter um impacto positivo no relacionamento entre mãe/pai e filha/filho, na capacidade de lidar com o estresse e nas habilidades emocionais e de autorregulação das crianças.

Pais e Mães (família e responsáveis) “conscientes, compassivos e tranquilos”:

  • Oferecem às suas filhas e filhos um modelo de comportamento saudável e consciente. 
  • São mais presentes nas interações com seus filhos e filhas, ouvindo-os atentamente, mostrando empatia e respondendo de forma mais consciente.
  • Proporcionam um ambiente familiar mais tranquilo e harmonioso. As filhas e filhos podem se beneficiar de um ambiente menos estressante, o que pode contribuir para seu bem-estar emocional e mental.
  •  Têm maior compreensão e aceitação das necessidades e emoções das filhas/filhos. Isso pode resultar em uma parentalidade mais compassiva, atenta e equilibrada.
  •  Ajudam a lidar com o estresse, a gerenciar emoções intensas e a cultivar uma maior consciência de si mesmos e do ambiente ao seu redor.
  • Criam um ambiente familiar mais saudável e apoiador, que promove o bem-estar emocional e mental das filhas/filhos.

Fale Conosco crescerpleno@cpmindfulness.com.br 11-98272-5907 (Simone) 11-998747009 (Bete)

Marcelo Oliveira

Mestre em Saúde Coletiva - Unifesp

Psicólogo Clínico.

Um dos pioneiros de Mindfulness no Brasil, tendo realizado mais de 120 turmas dos programas Mindfulness de 8 semanas, contribuindo para o conhecimento de milhares de alunos.

Participou de cursos de Mindfulness em:

– Instituto Breathworks – UK – Mindfulness para a Saúde,
– Universidade de Oxford – Mindfulness based cognitve therapy
– Unifesp/ Sara Bowen – Prevenção de recaída baseada em Mindfulness.
– Instituto Cultivo – MX Treinamento de Mindfulness e compaixão,
– Russ Harris – Formação em ACT (Terapia de aceitação e compromisso)
– Universidade da Califórnia – Mindful Self-Compassion

Professor do primeiro curso de formação profissional de Mindfulness no Brasil pelo Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde

Experiência em Psicologia Organizacional, e também na implementação de Mindfulness em ambiente corporativo, realizando programas de 8 semanas, workshops e palestras sobre o tema.
Co-autor do livro: Terapias Comportamentais de Terceira Geração: Guia para profissionais.
Possui mais de 15 anos de prática meditativa.

Marcio Sussumu Hirayama

Pós-doutorado - Unifesp

É instrutor do Centro de Promoção de Mindfulness e do Programa básico de Alquimia Interna do Tao da Grande Tríade (www.grandetriade.com).

Atua com cursos e retiros de práticas corporais e meditativas desde 2006. Realizou Doutorado (Unicamp) e Pós-doutorado (Unifesp) cujas pesquisas abordaram as Intervenções baseadas em Mindfulness. É professor do Curso de Formação de Instrutores de Mindfulness (Mente Aberta, UNIFESP), foi Research fellow do Centre for Mindfulness Research and Practice da Universidade de Bangor (Reino Unido) e do Center for Mindfulness and Compassion do CHA – Harvard Medical School teaching hospital.

É Mestre em Ciências da Motricidade (Unesp), Fisioterapeuta especialista cardiorrespiratório (Incor-HCFMUSP). Foi bolsista na Universidade de Tsukuba, Japão e na Sahaj Marg Spirituality Foundation (SMSF) em Chennai, Índia. Atuou como professor de yoga (Ananda Marga) e foi residente e focalizador do Setor de Cursos de Nazaré Universidade da Luz onde foi membro do Conselho diretor.

Cursa a Especialização em Acupuntura (ETOSP) e tem participado de retiros e workshops relacionados ao Tao com Eduardo Alexander, Michael Winn, Barry Spendlove, Peter Wayne, Yun Xiang Tseng, Minke De Vos, Karin Sorvik e outros.

Víviam Vargas de Barros

Doutora em Ciências - Unifesp

Sócia-fundadora do Centro de Promoção de Mindfulness. Psicóloga, mestre em psicologia (UFJF), tendo validado para o Brasil, duas das principais escalas psicométricas de mindfulness (MAAS e FFMQ). Doutora em ciências, onde avaliou o programa de prevenção de recaídas baseada em mindfulness (MBRP) para insônia e retirada de medicamentos (UNIFESP), onde também foi membro fundadora do Centro Brasileiro de Pesquisa e Formação em Prevenção de Recaídas Baseado em Mindfulness (MBRP Brasil). Co-autora de diversos livros na área de mindfulness.

Possui certificação em Mindfulness-Based Relapse Prevention (MBRP) pela Universidade da Califórnia, Escola de Medicina de San Diego, Treinamento Avançado para Professores em MBRP pelo Centre for Addiction Treatment Studies – Warminster – Inglaterra e Formação no programa Compassion Cultivation Training – CCT pela Universidade de Stanford e Instituto Nirakara (Espanha) e no Programa Mindfulness Based Cognitive Therapy (MBCT) oferecido pelo Mente Aberta, em Parceria com o Oxford Mindfulness Centre.

Formação em Terapia Focada na Compaixão com o professor Gonzalo Brito e diretora técnica da Associação Mente Compassiva. Participou de vários retiros de aprofundamento, workshops, masterclasses e congressos nacionais e internacionais de Mindfulness.

Bete Ribeiro

Pós graduanda em Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness, pela PUCPR e instrutora de Mindfulness (Atenção Plena). Possui certificação em Mindfulness Based Stress Reduction (MBSR) formada pelo CPM Centro de Promoção de Mindfulness e em Mindfulness para Crianças e Jovens em Sala de Aula, formada pela MindKids. Co-autora do Programa Crescer Pleno para crianças e jovens no ambiente escolar em parceria com Simone Hlebanja e CPM.
Graduada em Publicidade e propaganda e pós graduada em Gestão de Vendas.

Simone islas hlebanja

Possui certificação em Mindfulness Based Stress Reduction (MBSR) formada pelo CPM Centro de Promoção de Mindfulness para atuar como instrutora para adultos e para Crianças e Jovens em Sala de Aula, formada pela MindKids. Habilitada para ensinar jovens de 11 a 18 anos o curriculum .b (dot b) do Instituto Misp – Mindfulness in Schools Project’s UK, certificada pela Midfulschools/ USA com o curso Mindful Educator Essencials.
Co-autora do Programa Crescer Pleno para crianças e jovens no ambiente escolar em parceria com Bete Ribeiro e CPM.
Graduada em Propaganda e Marketing e Pós-graduanda em Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness, pela PUCPR.