Compaixão (CCT)

Treinamento do Cultivo da Compaixão (CCT) com Víviam Vargas & Moira Malzoni | Próxima Turma: 13 de Março a 08 de Maio / 2024.

TREINAMENTO DO CULTIVO DA COMPAIXÃO (CCT)

O Treinamento do Cultivo da Compaixão (CCT®) foi desenvolvido por um grupo de estudiosos de práticas contemplativas, psicólogos clínicos e pesquisadores ligados ao Centro de Pesquisa e Ensino de Altruísmo e Compaixão – CCARE – da Universidade de Stanford nos Estados Unidos.

CCT® é a sigla em inglês para Compassion Cultivation Training ou Treinamento do Cultivo da Compaixão, em português.

É um programa psicoeducacional – isto é, possui ferramentas de desenvolvimento e fortalecimento (aspecto educacional) de habilidades, qualidades e competênicas mentais (aspecto psiquico) – oferecido de forma estruturada ao longo de 8 encontros semanais.

Cada encontro tem duração de 2h e envolve uma série de atividades com sua pedagogia dinâmica e diversa. Entre esses encontros as participantes e os participantes se dedicam a exercícios formais e informais para trazer para o dia a dia as habilidades desenvolvidas no programa.

SOBRE A COMPAIXÃO

Embora a compaixão seja uma qualidade inata e esteja gravada em nossa biologia evolutivamente falando, existem uma série de fatores pessoais e sociais que limitam a expressão da nossa natureza compassiva no dia-a-dia. Do estresse à falta de atenção até a influência de um entorno cultural competitivo e individualista.

Este programa é um convite para explorar novas possibilidades no que se refere a estar com o sofrimento, de si e de outros, e em como desenvolver novas e ampliadas habilidades relacionais que possibilitem um maior senso de coerência entre nossas ações e intenções e mais tranquilidade.

Com frequência nos vemos em situações em que nos cobramos, julgamos e nos culpamos de forma tão ou mais intensa que outras pessoas ao nosso redor. Talvez nós sejamos os nossos e nossas maiores críticos e críticas, principalmente em situações difíceis e desafios ao longo da nossa vida.

Quando nos tornamos mais conscientes, abertos e curiosos sobre o mundo e as pessoas ao nosso redor, aprendemos a usar a nossa compaixão natural de maneiras práticas e nos manter mais estáveis em nossos desafios pessoais e começar a nos mover pelos altos e baixos da vida com mais confiança e tranquilidade. Praticar a compaixão pode aliviar nossas preocupações e medos, de maneira que possamos usar nossas qualidades e fortalezas para o bem, em nossas relações, ambientes de trabalho e em nossa comunidade.

Neste programa praticamos individualmente e em grupo exercícios reflexivos (meditações) guiadas centradas na compaixão por nós mesmos e nós mesmas (autocompaixão) e na compaixão aos outros, práticas relacionais para desenvolver a empatia, a compaixão e o altruísmo e explorar-mos as bases científicas contemporâneas do treinamento da compaixão.

O Treinamento do Cultivo da Compaixão – CCT envolve os seguintes temas:

(1) Acalmar a mente e focar a atenção;

(2) Bondade amorosa e compaixão a um ser querido;

(3) Autocompaixão;

(4) Bondade amorosa para si mesmo;

(5) Acolher a humanidade compartilhada, a interdependência e o desenvolvimento do apreço e gratidão pelos outros;

(6) Cultivar a compaixão pelos outros;

(7) Prática da compaixão ativa – Tonglen;

(8) Prática cotidiana integrada para o cultivo da compaixão – como continuar no dia a dia

DEPOIMENTOS DE PARTICIPANTES:

“O curso me ajudou a expandir minha consciência sobre como podemos nos fortalecer ao olhar nosso sofrimento e o do próximo de maneira compassiva. Entendendo que, ainda que essa atitude possa parecer pequena, é enorme o poder de transformação que ela pode causar! É um auto-abraço! É um abraço coletivo na humanidade compartilhada. É um ato de coragem na busca de um mundo melhor. Obrigada!”

Manuela Jones, 39 anos – Administradora e Instrutora de Mindfulness

“Passar por esse treinamento de cultivo da compaixão me fez entender que tudo aquilo que eu busco está acessível, dentro de mim. Basta eu silenciar!! O curso resgata a sua força interior. É uma trajetória linda de cultivo de bondade, presença, aceitação e não julgamento. Hoje sou mais amiga de mim pois aprendi a me acolher nas asas da bondade amorosa e entender que somos todos seres interconectados tentando ser feliz e ficar livre do sofrimento.”

Zuleini Sabatin, 43 anos – Professora

“O cultivo da compaixão é um curso organizado, todo conectado, desenhado para cativar-nos profundamente. Viviam é uma pessoa doce, inteligente, atenciosa e que exala a compaixão dos poros. É uma caminhada linda e envolvente. Quero fazer de novo, em algum momento.”

Adrienne Nascimento, 31 anos – Professora e Psicóloga

“O curso é muito intenso. A Víviam com sua firmeza e doçura fez toda a diferença na condução de um conteúdo denso e desafiador, principalmente neste momento que o mundo, e o nosso Brasil, estão vivendo, com tantas vidas perdidas e tantas emoções permeando o nosso ser inteiro. Indico de olhos fechados e coração aberto”

Diana Peçanha, 58 anos

Investimento:
 Valor Sugerido: R$ 1.150,00 em até 3x sem juros (clicar no botão “inscreva-se” abaixo)

Contribuição consciente: Doe o valor que você puder e preencha este formulário para sua inscrição: https://forms.gle/6CiUwnUTTxjY7CH48

https://forms.gle/6CiUwnUTTxjY7CH48

Caso queira doar por pix:
Chave Pix: viviamvb@yahoo.com.br
ou aponte para o QR code


Após o pix envie comprovante para o whatsapp: (11) 94836-2294

Confira nossos

próximos cursos

Que tal ampliar o seu conhecimento em Mindfulness?

Cadastre-se para receber conteúdos exclusivos e novidades por e-mail.