Vitalidade Autêntica: Experiências de imersão com o Tao
cultivo de saúde, singularidade e destino pessoal
com Marcio Sussumu Hirayama
“O Tao gera o um
O um gera o dois
O dois gera o três
O três gera os dez mil seres
Os dez mil seres deixam para trás o obscuro (de onde vieram),
e seguem para abraçar o luminoso (dentro do qual emergiram)
E se harmonizam através do esplêndido sopro da vida.”
(Lao Tzu, Tao Te Ching – Cap.42)
Esse é um trecho clássico que descreve a origem da vida segundo a cultura chinesa.
O que é o um, o dois, o três? O que é viver e interagir com essas forças por meio do corpo em movimento? O que pode acontecer com o corpo e a natureza humana ao cultivarmos a presença aberta e generosa com as forças e campos de manifestação da vida? Vamos experienciar os primeiros passos em um caminho de retorno no contato com o Tao e com o Renascer a partir do mistério.
Mas , afinal, o que é o Tao?
“O Tao que pode ser dito, não é o eterno Tao“. Este retiro é um convite para conhecer, sentir e experienciar o Tao pelo nosso próprio corpo.
Mesmo que não seja eterno, o que podemos dizer sobre o Tao que pode ser dito? Tao pode ser expresso como o caminho da naturalidade. O caminho da natureza das coisas e da vida. O caminho pelo qual uma pessoa olha e compreende a si mesma.
Um dos elementos fundamentais no processo de revelação do Tao é a necessidade de cada pessoa criar o seu próprio caminho na interação e harmonia com as forças que encontramos no mundo e dentro de nós. A cultura chinesa antiga sistematizou inúmeras formas de relação com essas forças.
Neste retiro viveremos algumas delas por meio de gestos, respirações, sons, posturas e movimentos chamados de Qi Gong. Além de muitos aquecimentos, mobilizações, relação com a natureza e meditações, o retiro será desenhado no emergente das experiências do grupo e poderá ser composto por algumas sequências específicas, como
Quem pode ir a esse retiro/workshop?
Para todas as pessoas interessadas em viver os saberes Taoístas e que buscam cultivar a capacidade do próprio corpo em ter uma relação direta com as forças da vida no mundo e dentro de si.
Também para pessoas que:
– queiram iniciar ou continuar a jornada de autoconhecimento
– se disponham a cada vez mais assumir a responsabilidade pelas escolhas na vida e pelo próprio cuidado
– sentem sintomas de estresse, ansiedade, depressão, excesso de medo, raiva, preocupação e queiram experimentar uma abordagem baseada no corpo
– se acham excessivamente mentais e queiram desenvolver a habilidade de sentir mais o corpo
– queiram desenvolver mais consciência emocional e uma mente mais estável diante dos desafios da vida
– profissionais terapeutas, educadores, professores de yoga, profissionais da saúde e do desenvolvimento humano que desejam ampliar o campo de conhecimento e experiências
– queiram conhecer e experimentar saberes ancestrais, baseados no Tao (taoísmo laico) e na medicina clássica chinesa
Motivos para ir ao Retiro/Workshop:
Início: 9h do dia 09/08 – Sábado
Termino: 15h do dia 10/08 – Domingo
Valor do Retiro/Workshop: R$ 630,00
Valor da Hospedagem e alimentação a serem pagas diretamente a Casa Emaús: R$ 284,00
Total: 914,00
Marcio Sussumu Hirayama
é doutor em Ciências da Saúde (Unicamp), professor de Qi Gong e Alquimi Interna taoísta (Grande Tríade – Healing TaoUSA), terapeuta de Medicina Chinesa (6a. geração da linhagem da Agulha de Ouro – Cemetrac). Possui experiências de pesquisa no Brasil, Japão, Índia, Reino Unido e EUA sobre Mindfulness, Compaixão, Visão sistêmica e abordagens mente-corpo. Alguns dos seus professore nos saberes taoístas: E. Alexander, M. Winn, E. Cantelli, J. Michelli, B. Spendlove, M. de Vos, K. Sorvik dentre outros.