Mindfulness nas Escolas
Crescer Pleno
O Programa “Crescer Pleno com Mindfulness” foi cuidadosamente desenvolvido para ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, promovendo mais qualidade de vida e inteligência emocional para crianças e jovens, assim como para toda comunidade escolar e suas famílias.
Extracurricular
Programas, oficinas e palestras
Comunidade
Professores, gestores, funcionários, mães e pais
Curricular
aulas ou práticas breves regulares na grade escolar
Cultura Escolar
Acompanhamento da transformação de atitudes e comportamentos
O que é Mindfulness?
Mindfulness é um termo em inglês que descreve uma qualidade de presença. Ou seja, Mindfulness pode ser descrito como um modo de ser e estar plenamente consciente do que acontece consigo mesmo e com tudo que nos envolve. Para isso Mindfulness inclui a intenção de perceber o momento presente, sem julgamento ou apego aos pensamentos, emoções e sensações que surgem na mente e no corpo.
Mindfulness ajuda a desenvolver uma maior consciência de nossos padrões de pensamento e reatividade emocional, o que contribui para lidar de forma mais eficaz com o estresse, com a ansiedade e outras dificuldades emocionais. Além disso, também ajuda a apreciar mais os momentos positivos da vida e a cultivar mais empatia e compaixão na relação com as outras pessoas.
A introdução da prática de mindfulness nas escolas tem sido cada vez mais valorizada devido aos benefícios que pode trazer para os estudantes, professores e comunidade escolar como um todo.
Promovendo saúde mental, redução do estresse, aumento da concentração e bem-estar geral.
O que diz a neurociência?
A neurociência tem se dedicado cada vez mais a investigar os efeitos das práticas de mindfulness em crianças e jovens, incluindo o uso de exames de imagem cerebral, como a ressonância magnética funcional (fMRI) e é possível observar o desenvolvimento e mudanças no cérebro que incluem um aumento da atividade em regiões cerebrais envolvidas no controle executivo, atenção e regulação emocional. Além de benefícios como:
- Melhoria na regulação emocional em crianças e jovens. Estudos mostram que ela pode levar a uma maior atividade no córtex pré-frontal, uma região do cérebro envolvida no controle emocional, e a uma redução da atividade da amígdala, que está associada às respostas emocionais intensas.
- Melhorias na atenção e concentração. Estudos mostram que ela pode fortalecer as redes cerebrais envolvidas na atenção seletiva e sustentada, o que pode levar a uma maior capacidade de focar a atenção e ignorar distrações.
- Redução do estresse. Estudos mostram que ela pode levar a uma diminuição da resposta do corpo ao estresse, incluindo a redução dos níveis de cortisol, um hormônio relacionado ao estresse.
Melhoria do bem-estar emocional. Isso inclui uma redução dos sintomas de ansiedade e depressão, bem como um aumento da autocompaixão e da resiliência emocional.
O Programa – CPM Crescer Pleno
A metodologia foi inspirada, no Mindful schools (EUA) e no Dotb do Misp (Mindfulness in schools project – Inglaterra), na primeira geração de programas baseados em Mindfulness (Jon Kabat-Zinn), somados às experiências e vivências dos nossos profissionais e facilitadores, com o objetivo de atender as necessidades e a cultura dos brasileiros.
Nosso programa exclusivo, com conteúdo lúdico, divertido e relevante, cria um ambiente acolhedor e atento às crianças e aos jovens. Serve como um apoio fundamental ao aprendizado do currículo escolar.
Preparamos crianças ejovens para estarem mais presentes, não só nas atividades escolares, mas também em todos os momentos da vida.
Por que escolher o CPM Crescer Pleno com Mindfulness?
O Centro de Promoção de Mindfulness (CPM) fundado em 2014, é um dos grupos pioneiros no Brasil em
pesquisa, treinamento e formação profissional em Mindfulness. Nascemos do encontro de pesquisadores
acadêmicos com o propósito de promover Mindfulness nos mais diversos contextos: sistema de saúde,
ambientes organizacional, educacional e população em geral. Nós garantimos:
- Instrutores altamente qualificados, que buscam o aprendizado e aperfeiçoamento contínuo;
- Metodologia exclusiva, baseada em padrões internacionais, que compreende as necessidades e a cultura dos brasileiros;
- Aulas personalizadas e adaptáveis às condições e perfil de cada instituição de ensino;
- Atendemos desde crianças, a partir dos 5 anos, até jovens do ensino médio;
- Material didático exclusivo;
- Cursos baseados em Mindfulness para redução do estresse e promoção da qualidade de vida para adultos, além da formação
de novos instrutores; - Promove retiros e atividades que envolvem toda a família.
- Possibilidade de continuar o aprofundamento, através da Comunidade Você Presente.
Conheça os professores:
A equipe do CPM é formada por profissionais com larga experiência em formação profissional e que são pioneiros no estudo e ensino de Mindfulness em território nacional, já tendo contribuído para a formação de centenas de instrutores no Brasil.
Elisabete Ribeiro
Investimento para você viver sua Formação:
O Crescer Pleno com Mindfulness visa beneficiar toda a comunidade:
Famílias
Gestores, professores e colaboradores
Crianças e jovens
O Crescer Pleno com Mindfulness visa beneficiar toda a comunidade:
Crianças e Jovens
Gestores, professores e colaboradores
Famílias
Benefícios do Programa:
Para crianças e jovens:
As práticas de mindfulness nas escolas apresentam impactos positivos no desempenho acadêmico, no bem-estar emocional e nas habilidades sociais das crianças e jovens. Alguns dos benefícios percebidos são:
- Maior capacidade de focar a atenção e de permanecer concentradas nas tarefas escolares.
- Níveis mais baixos de ansiedade, melhor regulação emocional e uma maior sensação de calma e bem-estar.
- Maior capacidade de lidar com situações desafiadoras, de se adaptar às mudanças e de se recuperar de adversidades.
- Níveis mais altos de autoestima, autoaceitação e satisfação com a vida, além de uma redução dos sintomas de depressão e estresse.
- Maior capacidade de se relacionar de forma empática com os outros, de regular suas emoções e de resolver conflitos de maneira construtiva.
- Melhorias no desempenho acadêmico das crianças, incluindo aumento nas notas e nas habilidades de resolução de problemas.
Para os professores:
A prática de mindfulness traz benefícios significativos aos professores, capacitando-os a lidar melhor com o estresse, melhorar a conexão com os alunos e promover um ambiente de aprendizagem mais saudável e produtivo, assim não apenas colhem benefícios pessoais como redução de estresse e Burnout, mas a comunidade escolar como um todo se beneficia.
- Redução do estresse
- Melhoria da resiliência
- Aumento da atenção plena
- Melhoria na gestão da sala de aula
- Promoção de um clima de sala de aula saudável
- Autocuidado e bem-estar
Benefícios para as filhas e filhos quando a família e responsáveis (mães pais e outras pessoas) praticam:
Quando as mães, os pais e responsáveis pela criança praticam mindfulness, eles podem criar um ambiente familiar mais consciente, compassivo e tranquilo. Isso pode ter um impacto positivo no relacionamento entre mãe/pai e filha/filho, na capacidade de lidar com o estresse e nas habilidades emocionais e de autorregulação das crianças.
Pais e Mães (família e responsáveis) “conscientes, compassivos e tranquilos”:
- Oferecem às suas filhas e filhos um modelo de comportamento saudável e consciente.
- São mais presentes nas interações com seus filhos e filhas, ouvindo-os atentamente, mostrando empatia e respondendo de forma mais consciente.
- Proporcionam um ambiente familiar mais tranquilo e harmonioso. As filhas e filhos podem se beneficiar de um ambiente menos estressante, o que pode contribuir para seu bem-estar emocional e mental.
- Têm maior compreensão e aceitação das necessidades e emoções das filhas/filhos. Isso pode resultar em uma parentalidade mais compassiva, atenta e equilibrada.
- Ajudam a lidar com o estresse, a gerenciar emoções intensas e a cultivar uma maior consciência de si mesmos e do ambiente ao seu redor.
- Criam um ambiente familiar mais saudável e apoiador, que promove o bem-estar emocional e mental das filhas/filhos.