É muito natural experimentar dificuldades ao tentar incorporar um hábito novo, mesmo quando você quer e sabe que a prática lhe fará bem. Sabemos que a disciplina é importante, mas será que ela é suficiente?

Acredito que não… porque se fosse tão simples, você teria conseguido colocar em prática tudo aquilo que em algum momento desejou na vida: dieta, exercício físico, meditação, enfim todas aquelas metas que colocamos para nós.

Aqui vão algumas dicas que podem te ajudar nesse processo:

1) Escolha previamente o momento do dia

Como a nossa rotina é muito agitada, sempre temos muitas coisas pendentes, a fazer, se deixarmos para fazer a prática quando der tempo, dificilmente dará tempo.

Parece simples, mas se você definir antes o horário de fazer a prática, é uma decisão a menos que terá que tomar nessa direção e será mais fácil de se lembrar que aquele é um momento separado para isso.

2) Procure fazer a prática em um mesmo local

Seguindo o raciocínio da dica anterior, se você escolher um horário e um local antes, você terá mais chance de se lembrar quando passar por aquele local.

Da mesma forma que você tem uma rotina e pode ter se acostumado de se senta à mesa para comer, sente-se no horário e local escolhidos diariamente para a sua prática, ainda que você não possa fazer a prática naquele dia. Isso ajudará a condicionar o seu cérebro de que aquele horário e local são de sua prática e você terá menos chance de passar o dia sem se lembrar de praticar.

3) Estabeleça lembretes

Experimente lembretes de pausa ao longo do dia. Você pode usar os alarmes do celular, deixar post its com frases para si, ou criar rotinas de pausar em locais e/ou momentos específicos ao longo do dia. Por exemplo, ao se sentar na mesa de trabalho, ao se deitar na cama, ao dar a primeira garfada da sua refeição ou fazer uma respiração consciente a cada mudança de ambiente.

Veja o que pode te ajudar em sua rotina e faça testes, investigue como isso pode te ajudar a estar mais presente ao longo do seu dia.

4) Converse com pessoas que também estão nesse processo

Quando experimentamos dificuldades ao tentar incorporar um hábito, pensamos que só nós não conseguimos, ainda mais quando somos constantemente expostos aos êxitos de outras pessoas.

O que a gente não sabe é que tem muitas outras pessoas na mesma situação, por isso, se você conhece alguém que também está tentando meditar diariamente, troque ideias. Conversando com pessoas com ideias e interesses em comum, você pode ter ideias de como as pessoas estão fazendo, o que tem dado certo pra elas e quais as barreiras elas também estão experimentando.

5) Estabeleça uma intenção 

Apesar de ter vindo por último, estabelecer uma intenção é super importante. Quando não sabemos por que estamos nos dedicando a um hábito novo ou não vemos como ele pode nos ajudar, é difícil manter a disciplina.

Então pergunte a si mesmo: “Por que eu quero me dedicar a isso?” ou “Se essa prática pudesse me ajudar em algo, o que eu gostaria que acontecesse?”

Sabendo a intenção de porque praticar, você pode definir que passos quer dar ao longo do dia que te levarão nessa direção.

Fazendo isso, a prática deixa de ser uma carga, ou mais uma coisa que deve fazer, e passa a ser uma escolha para te levar na direção do que é importante para você.

Além disso, definindo uma intenção, a sua atenção ficará mais alerta para as oportunidades de estar mais presente no seu dia. É como ter um caminho em mente antes de dirigir, sua atenção estará mais inclinada a ir na direção que você pensou antes.

Espero que essas dicas tenham sido úteis, experimente colocar em prática e ver o que acontece!