As intervenções mente-corpo, cada vez mais utilizadas na saúde, baseiam-se no conceito de que ambos estão interligados e influenciam-se mutuamente. Estas intervenções reduzem o estresse e promovem a saúde física, mental e emocional (Michaelsen et al, 2023).
Mindfulness
Uma dessas intervenções que vem sendo mais estudada e popularizada no mundo todo é Mindfulness (atenção ou consciência plena, em português). Ainda que mindfulness possua inúmeras definições na literatura, segundo o constructo considerado, uni ou multidimensional, um dos conceitos mais difundidos e aceitos é: estar presente, saindo do piloto automático, de maneira intencional, momento a momento, de forma aberta, curiosa, gentil e menos julgadora (Grossman et al, 2004). É também considerada uma habilidade, intrínseca a todos nós e que pode ser refinada a partir de treinamentos, classicamente ofertados em cursos de 8 semanas.
O cultivo da atenção plena permite melhorar a interocepção (percepção do estado interno do corpo), aumentar a flexibilidade psicológica, reduzir o estresse, ansiedade, depressão, aumentar a aceitação, o autocuidado, a autocompaixão e disposição para a atividade física, além de predispor a escolhas mais saudáveis.
Mindful Eating
Comer com atenção plena ou mindful eating é aplicar mindfulness ao contexto alimentar, o que permite uma relação mais prazerosa, amorosa e pacífica com o alimento e com o corpo. Mindful eating promove a redução do comer emocional, bem como da compulsão alimentar, o que muitas vezes leva à redução de peso, ainda que não seja esse o objetivo principal (Salvo et al, 2022).
A grande maioria das pessoas não quer fazer dieta; há uma relação emocional em relação ao alimento, dando ao mindful eating a vantagem de ser uma abordagem não-dietética, menos assustadora, realista, factível e duradoura, para o paciente, promovendo a auto-aceitação e aceitação do corpo, sem ficar preso ao número de calorias de cada alimento.
Não apenas o que, mas como nos alimentamos influencia nossa saúde; assim, as intervenções baseadas em Mindfulness e, em especial, mindful eating, são importantes aliadas no atendimento nutricional para a promoção da saúde integral.
Exemplos de recursos do CPM para começar:
- Medita Junto – encontros abertos (via Zoom)
- Canal Você Presente by CPM (YouTube)
- Chá com Prosa CAST (YouTube e Spotify)
- Cursos gravados do CPM: Mindfulness na Prática, Mindfulness para ansiedade, O Tao das emoções no corpo
- Cursos online e ao vivo: Programa Saúde Mental baseado em Mindfulness & Mindful Eating
- App CPM Medita
- Formação Profissional e Aprofundamento pessoal em Mindfulness