A Páscoa, na tradição cristã, celebra a ressureição, um feito divino.
Na ciência e na arte da alquimia interna taoísta, nós seres humanos ao cultivarmos o nosso corpo energético também podemos morrer e renascer.
Os chineses antigos sistematizaram práticas que nos levam a nos dissolver na Fonte e a fazer nascer o embrião do Ser verdadeiro dentro de nós. Em diferentes níveis de integração do nosso corpo físico, psíquico, energético-espiritual podemos chegar a habilidade de manifestarmos a vida em um novo corpo. No Tao, estas são as chamadas práticas para imortalidade. Apesar de enxergarmos isso como algo distante de nós, por termos um corpo humano, essa é uma potência profunda e essencial da natureza da vida que já está presente em nós. Nós já temos disponível em nós mesmos, a divina capacidade de renascermos e atualizarmos o nosso viver a partir do contato com o WuJi.
Mas o que é o WuJi?
Ji = conhecido Wu =Não, WuJi = não conhecido.
Em outras expressões, dentro da cosmologia taoístas, WuJi é o supremo mistério, o vazio primordial, a mãe primeira, o útero da unidade sagrada, a fonte, a origem.
O convite não é exatamente entender e acreditar nessa visão de mundo, mas experimentar viver diretamente no seu corpo e perceber o sentido ou não na própria vida. A sequência de movimentos do Qi Gong do WuJi (Primordial Qi Gong) foi justamente desenhada para proporcionar a experiência de dissolução e renascimento a partir da fonte profunda dentro do corpo humano.
O Tai Chi – Qi Gong Primordial – Wu Ji Gong
- é uma sequência de movimentos cuja história e linhagem tem 800 anos.
- sua origem é dada a Zhang Sanfeng, nomeado o lendário criador do Tai-Chi Chuan.
- essa talvez seja a única sequência de movimentos de Tai-Chi que não simula uma luta e sim propriamente um auto-cultivo.
- as sequências de tai-chi em sua maior parte harmonizam ying e yang, o Tai Chi Primordial além disso trabalha com o cultivo de uma terceira força, yuan, a energia indiferenciada que tudo nutre.
- essa sequência trabalha com as 4 direções cardinais além da 5a. direção o centro; desenvolvendo um eixo de si mesmo, como um sistema de GPS energético.
- princípios da visão chinesa são expressos também por meio da numerologia dos movimentos.
- como dançar o I-Ching (Yi-Jing) as 6 linhas de cada 64 hexagramas por meio de 384 deslocamento de peso do corpo.
- como dançar a geometria sagrada da Vesica-Piscis e do Tórus alinhando o corpo energético pessoal e cósmico.
- como rezar com o corpo e receber bençãos e orientações para as mais variadas situações de vida.
- proporciona aterramento físico (com a Terra abaixo dos pés) e energético (com o nosso centro interno); o que proporciona confiança, estabilidade emocional e serenidade.
- inclui a alquimia dos sons com a entonação das 7 vogais sagradas.
Em síntese, o Qi Gong Primordial é considerada uma cerimônia ritual na qual por meio dos seus movimentos nos faz entrar em contato com a cosmologia da vida. Ou seja, a relação Céu e Terra, Yang e Yin, ciclos em espiral do tempo, a matriz geométrica do espaço e a potência criativa de cada ser humano em manifestar o seu caminho autêntico.
E aí, curtiu? Alguma questão?
Para saber mais visite também o site do prof. Michael Winn:
( https://healingtaousa.com/primordial-tai-chi-how-does-it-grow-self-love-nov-2023/ )
Nosso professor Marcio Sussumu oferece cursos e retiros que transmitem o Qi Gong Primordial.
Nosso próximo retiro será:
Retiro de Saberes do Tao: vitalidade autêntica, Qi Gong Primordial e o renascer a partir do mistério.