Mindfulness, Neurociência e o Tao

Mindfulness, Neurociência e o Tao

Inclui Modelo Body in Mind Training, Qi Gong e Alquimia Interna)

Este é um curso protótipo de inovação na oferta de exercícios baseados em Mindfulness e sua aplicação na vida cotidiana. Não é um curso teórico, sua intenção é o desenvolvimento de habilidades por meio de exercícios experienciais fundamentados pela ciência, tradições contemplativas e conhecimentos sobre a aprendizagem de adultos.

Os primeiros cinco encontros terão como base o BMT – Body in Mind Training, modelo neurocognitivo de Mindfulness desenvolvido por Tamara Russel e Tiago Tatton (Mindfulness Centre of Excellence, London). Esse modelo propõe a vivência de 5 temas centrais: 1)Pausa, 2)Intenção, 3)Atenção, 4)Hábitos Mentais e 5)Compaixão. A intenção é desenvolver o Embodiment de Mindfulness por meio do corpo em movimento, jogos, brincadeiras e dinâmicas psicoeducativas. A proposta é viver o processo de corporificar a experiência por meio de exercícios que otimizam o sentido, as sensações e percepções para que os conceitos possam ser compreendidos e aplicados no dia a dia.

Visando potencializar o modelo neurocognitivo, integraremos nesse curso em especial aos três últimos encontros, uma breve introdução à Alquimia Interna do Tao, ou seja, o cultivo da atenção plena integrada à fisiologia da Medicina Chinesa. Juntos iremos experimentar o Qi Gong – exercícios sentado, em pé, em movimento, podendo utilizar gestos, formas, sons e respirações que se conectam especificamente às funções psíquicas dos órgãos, meridianos e 5 fases/elementos: água, madeira, fogo, terra e metal. O resultado esperado da prática contínua desses exercícios é o despertar da potência de organização espontânea do corpo-mente. Cultivaremos assim, a promoção natural da harmonia emocional, vitalidade e vida autêntica.

Professores

Professores e Convidados

[extpsc id="1159"]