Meditação Ativa: Atenção, Consciência e Contentamento

Meditação Ativa: Atenção, Consciência e Contentamento

Apresentação e Objetivos

As práticas meditativas incluem uma série de técnicas ancoradas em diferentes tradições espirituais. Tais práticas promovem o desenvolvimento de três aspectos principais. O primeiro deles é a atenção, que se traduz na capacidade de estar presente (com o objeto de meditação, que pode ser a respiração, as sensações corporais, entre outros), o que é conhecido como ‘mindfulness’.

O segundo aspecto é a consciência panorâmica, ou seja, a capacidade de perceber onde estamos, de dar-nos conta do espaço ao nosso redor, o que é conhecido como ‘awareness’. Além desses dois aspectos, o terceiro e não menos importante é o desenvolvimento de qualidades positivas e, conseqüentemente, de contentamento.

O Curso

Este curso pretende oferecer a vivência de algumas práticas meditativas que desenvolvem os três aspectos acima, objetivando tornar acessível a meditação e seus inúmeros benefícios para a saúde física e emocional, como por exemplo na redução de estresse, na melhoria de dores crônicas, no fortalecimento do sistema imunológico, na melhoria da qualidade de vida e no desempenho profissional.

O curso é especialmente indicado para quem quer conhecer e iniciar a prática da meditação e também para aquelas pessoas que querem fortalecer a sua prática. As técnicas vivenciadas durante o curso têm a particularidade de que o movimento ou a alternância entre pausa e movimento são o centro da prática. Dessa maneira, o curso é inclusivo e convidativo para pessoas que têm dificuldade em permanecer imóveis durante a prática da meditação sentada.

Alguns dos resultados que podem ser esperados com a participação no curso são os seguintes:
– observar com olhos frescos e escutar com o corpo todo;
– permitir sentir o que se sente (sem julgar a sensação) e simplesmente sentir (sem precisar fazer sentido ou entender imediatamente o que se sente);
– fortalecer a autogentileza e a persistência na prática;
– ampliar o conhecimento de si, de seu corpo-mente;
– ampliar a percepção individual, do coletivo e no coletivo;
– integrar corpo, mente e emoções;
– ampliar o sentido de conexão e interdependência.

conteúdo e carga horária:

O curso é composto por quatro encontros de uma hora e meia cada e pode ser oferecido para públicos específicos, como por exemplo idosos, jovens, profissionais da saúde, entre outros.

Encontro 1 – Atenção plena: sincronização mente-corpo, percepção da respiração e das sensações corporais a cada instante, construção da verticalidade, caminhar consciente.

Encontro 2 – Consciência panorâmica: sincronização mente-corpo, percepção ampliada do espaço, jogos atencionais.

Encontro 3 – Corpo social: sincronização mente-corpo, vivências de interconexão e interdependência, campo social.

Encontro 4 – Desenvolvendo qualidades positivas: visualização e corporalização de qualidades, movimento genuíno no dia-a-dia.

[extpsc id="891"]

Facilitadora Daniela Ferraz