Formação profissional em Mindfulness

A formação profissional em Mindfulness desenvolvida pelo CPM segue as diretrizes internacionais de um MBI – Mindfulness Based Interventions – e tem o objetivo de desenvolver as habilidades necessárias para um instrutor conduzir um programa de “Qualidade de Vida baseado em Mindfulness” (Programa desenvolvido pelo CPM) de forma prática e didática.

Durante o processo de formação, você entrará em contato com as teorias e estudos relacionados a Mindfulness, suas origens tradicionais e seculares, e com os conteúdos e intenções que embasam cada uma das práticas e exercícios. É dada muita ênfase à prática pessoal do futuro instrutor de Mindfulness, por entendermos que isso é o que sustenta e embasa suas ações como um instrutor. Por este motivo, essa formação foi delineada como um programa intensivo a distância, com encontros online, promovendo aprendizagem através das partilhas. 

Os encontros online favorecem a nossa introspecção, na medida em que podemos nos dedicar à nossa prática e às atividades de formação em um ambiente de conforto e segurança. Nosso principal objetivo é formar profissionais éticos que possam impactar positivamente a vida das pessoas em seus locais de atuação.

 

– Carga horária total da Formação Profissional em Mindfulness:  218 horas

AVISO IMPORTANTE

A formação profissional que começa em agosto,  terá o 1º entregue no formato online e os encontros serão realizados nas seguintes datas:

1º Módulo online: 14 e 15/08; 28 e 29/08 e 11 e12/09/21

2º Módulo presencial: 08 a 13/02/2022*

*Caso devido a pandemia o momento exija isolamento social, o 2º módulo será realizado no formato online.

Essa adaptação foi pensada e conta com recomendações internacionais assegurando que todos os elementos importantes da formação sejam mantidos, como o senso de comunidade, a condução técnica, conteúdo teórico de embasamento e prática pessoal.
A adaptação da formação profissional para o formato online já está acontecendo desde abril de 2020 em importantes centros formadores dos programas Mindfulness-Based Cognitive Therapy (MBCT), Breathworks, Compassion Cultivation Training (CCT),
dentre outros.

por que fazer?

POR QUE FAZER UMA FORMAÇÃO EM MINDFULNESS PARA A QUALIDADE DE VIDA

Existe uma atenção crescente aos níveis de stress e das doenças que proliferam em decorrência disso. Ao mesmo tempo, existe uma busca por melhorar a qualidade de vida; e este é o ponto onde podemos contribuir para que a população tenha acesso a instrumentos que as permitam fazer escolhas mais conscientes nas diversas áreas da vida, e isso certamente contribui para que a humanidade fique mais saudável física, mental e emocionalmente. Ser um instrutor do programa “Qualidade de Vida baseado em Mindfulness” é contribuir ativamente para melhorar a vida das pessoas, de forma ética, responsável e amorosa.

Os professores do Centro de Promoção de Mindfulness têm larga experiência em formação profissional e são pioneiros no estudo e ensino de Mindfulness em território nacional, já tendo contribuído para a formação de centenas de instrutores no Brasil.

Professores

Conheça o nosso time

Marcelo Oliveira

Marcelo Oliveira

Fundador

Víviam Vargas

Víviam Vargas

Fundadora

Marcio Sussumu Hirayama

Marcio Sussumu Hirayama

Fundador

Mayra Machado

Mayra Machado

Instrutora

Angélica Adamoli

Angélica Adamoli

Instrutora

Breno Irigoyen

Breno Irigoyen

Instrutor

Vera Salvo

Vera Salvo

Instrutora

o processo da formação profissional:

– Encontros semanais online entre os alunos com temas e práticas específicas para condução;

PILARES A SEREM TRABALHADOS

Ao longo da formação serão trabalhados três principais pilares:
1 – Prática pessoal;
2 – Conteúdos que embasam o programa;
3 – Treinamento para condução das práticas, das atividades psicoeducacionais e do inquiry.

No entanto, cada um dos retiros tem um foco específico:

Retiro 1 – Conhecer e Exercitar os fundamentos do Mindfulness dando ênfase aos conteúdos e práticas que constituem a base dos programas de mindfulness.

Retiro 2- Aprimorar suas habilidades como instrutor, de forma que você esteja mais pronto para conduzir o programa a partir da sua própria experiência. Nos dedicaremos a trabalhar o embodyment de Mindfulness, além de trabalharmos conteúdos mais relacionados à condução e organização do programa como um todo.

– 6  mentorias em grupo temáticas com duração de duas horas com os professores;

SOBRE AS MENTORIAS EM GRUPOS

Serão realizados seis mentorias em grupo online durante o processo de formação, sendo 3 mentorias após o primeiro módulo e outras 3 mentorias após o segundo módulo. Você terá a oportunidade de discutir com os colegas e com os professores temas fundamentais que embasam os conteúdos trabalhados ao longo da formação. 
Estes encontros, além de fortalecer o senso de comunidade entre todos os envolvidos na formação, permitem que você troque ideias, reflita e problematize questões amplamente difundidas no meio de Mindfulness.

 

– Condução de dois grupos de oito semanas supervisionados em oito sessões individuais de mentoria  online.

SUPERVISÃO

As supervisões são individuais e devem ser feitas online a depender da disponibilidade do instrutor e do professor. Para os alunos do Centro de Promoção de Minduflness, a condução dos dois grupos de Qualidade de Vida Baseada em Mindfulness deverá acontecer em até dois anos após a conclusão do segundo módulo da formação, para a certificação como instrutor de mindfulness.

O futuro instrutor será responsável pela organização e logística da condução dos seus grupos e deverá providenciar a gravação de áudios e/ou vídeos das sessões. Em casos em que a gravação não seja possível, o formato pode ser discutido entre o instrutor e o professor. Os alunos da Formação do Centro de Promoção de Mindfulness, antes de iniciar um grupo, deve contatar diretamente o professor e agendar as quatro sessões de supervisão. Nos encontros de supervisão, o aluno e o professor discutirão sobre as dúvidas e dificuldades identificadas por ambos no processo de condução do grupo. O investimento por hora de supervisão é de R$275,00. A forma de pagamento será combinada diretamente com o professor.

Os professores seguirão as diretrizes do MBI_TAC (Mindfulness-Based Interventions – Teaching Assessment Criteria) para avaliação, garantindo que todos os domínios fundamentais para a condução do programa sejam cobertos durante a supervisão.

Caso haja interesse em fazer a supervisão, favor entrar em contato pelo e-mail: formacao@cpmindfulness.com.br, indicando com qual professor gostaria de realizar as supervisões.

A formação profissional em Mindfulness desenvolvida pelo CPM totaliza 218 horas e ao final dos dois primeiros módulos presenciais você terá a certificação de Instrutor em treinamento. Com a conclusão das etapas seguintes e da condução dos dois grupos de 8 semanas sob supervisão e as sessões individuais de mentorias, você receberá a certificação de Instrutor do Programa de 8 semanas de Qualidade de Vida baseada em Mindfulness.

TURMA – Agosto, 2021

Formação Profissional

 

1º Módulo online: 14 e 15/08; 28 e 29/08 e 11 e12/09/21

2º Módulo presencial:
08 a 13/02/2022*

*Caso devido a pandemia o momento exija
isolamento social, o  módulo será realizado no formato online.

Aproveite os descontos especiais para próxima Formação Profissional em Mindfulness do CPM ——>

INSCREVA-SE

Para pagamentos à vista via transferência bancária ou pix: 
– 20% OFF no mês de maio
– 15% OFF no mês de junho 
– 10% OFF no mês de julho

Dados bancários
Banco Inter – 077 – Agência: 0001 / Conta Corrente: 1396004-0
CNPJ – 27.741.352.0001-54
Centro Paulista de Mindfulness

Após o depósito envie comprovante para contato@cpmindfulness.com.br.

Confira os descontos para o pagamento parcelado, clicando no botão abaixo! 

INSCREVA-SE

Pré requisitos:

– Ter participado de um programa de 8 semanas de Mindfulness;
– Ter concluído um curso superior.

Solicite Atendimento: Formação Profissional Mindfulness

6 + 4 =