Mindfulness e Saberes do corpo Tao para Qualidade de Vida – com Marcio Sussumu

Tem muita coisa que ninguém conta para nós sobre a vida, as descobertas mais sinceras e verdadeiras acontecem na relação da gente com a gente mesmo. Neste Programa vamos abordar a autopercepção, a relação com o nosso corpo, com os nossos sentidos, como lidar melhor com o estresse do dia a dia, ter escolhas mais conscientes, aprender a cuidar melhor de si mesmo, das relações e do mundo à nossa volta, a lidar com as situações mais desafiadoras da vida e como você pode, através de conhecimentos e práticas possíveis de serem aplicadas no dia a dia, ter mais autoconhecimento, saúde, lucidez, criatividade, enfim, qualidade de vida.

O programa  Mindfulness e Saberes do corpo Tao para Qualidade de Vida é inspirado no mundialmente reconhecido programa Mindfulness-based Stress Reduction (MBSR), da Universidade de Massachusetts no Estados Unidos, criado pelo pesquisador Jon Kabat-Zinn, entre outros protocolos como Mindfulness Based Cognitive Therapy (MBCT), Mindfulness Based Relapse Prevention (MBRP), Mindfulness Based Pain and Illness Management (MBPM), e em especial baseado também nas práticas do Tao de promoção da saúde da Medicina Clássica Chinesa como Qi Gong (Chi Kung).

Combina assim práticas simples de meditação formais com elementos de manejo do estresse e de uma melhor regulação emocional.

Este programa é voltado para pessoas com:

  • pouca capacidade de atenção;
  • reatividade excessiva às situações do dia a dia;
  • níveis elevados de estresse ou burnout, no caso de profissionais;
  • sintomas de ansiedade e depressão;
  • dor crônica e outras enfermidades como hipertensão e diabetes.


E também pessoas que desejam:

  • Ter mais qualidade de vida e mais autoconhecimento;
  • Mudar a maneira como se relacionam com suas vidas, como pensam e como se sentem sobre as experiências diárias.


Benefícios:

  • lidar melhor com as situações estressantes do dia a dia;
  • ter mais consciência sobre como a nossa mente funciona frente à ansiedade e depressão, e às doenças crônicas;
  • lidar melhor com o desconforto físico ou emocional;
  • ter escolhas mais habilidosas frente à vida.


Formato:

O programa de Mindfulness tem a duração de 8 semanas, sendo um encontro semanal de aproximadamente 2 horas.

O programa contempla:

  • 9 sessões semanais, com duração de 2 horas
  • Áudios de meditação para prática diária
  • Apostila com conteúdos que fundamentam as sessões e orientações para prática diária
  • Discussões em grupo sobre as experiências, dificuldades e incorporação das técnicas na rotina
  • Possibilidade de participação semanal em sessões online de manutenção gratuitas após o término do programa.


Os nove encontros objetivam abordar grandes temas como:

  1. Saborear a vida
  2. Como vivemos
  3. Como podemos viver
  4. Como interpretamos a vida
  5. Como lidar com a mente inquieta
  6. Como lidar com as dificuldades da vida
  7. Sentir e atender as necessidades do seu coração
  8. Compartilhar as qualidades do coração
  9. Finitude e o viver autêntico


Inclui:

  • Práticas guiadas de meditação;
  • Instruções para aplicações diárias;
  • Apostila e orientações de práticas guiadas para realização em casa;
  • Discussões em grupo sobre as experiências, dificuldades e incorporação das técnicas na rotina.

 

Esta edição será uma versão exclusiva. Nesse programa em específico, alguns exercícios serão adaptados, complementados e receberão uma breve introdução da visão chinesa sobre o ser humano e os seus Saberes do Corpo Tao.

Alguns dos conceitos que fundamentam a visão chinesa sobre a psique humana são:

  • A mente não está somente no cérebro, cada órgão, sua função biológica e energética afetam diretamente as funções psíquicas ancoradas no mesmo. A saúde integral do ser humano depende do equilíbrio dinâmico de criação, manutenção e circulação de substâncias e conteúdos psíquicos e energéticos de todo o corpo.
  • A consciência é uma das cinco principais funções psíquicas. As outras podem ser traduzidas como: Força de vontade, Força do pensamento-intelecto (intenção-propósito), Alma etérea (imaginação, planejamento, impulso para a realização, criação), Alma corpórea (sensações, reações instintivas, proteção, discernimento de valor, inspiração pela vida, conexão).
  • Qi Gong (Chi Kung) são movimentos, gestos, posturas e respirações que abrem os canais e direcionam o fluxo da circulação por todo o corpo. Ao resguardar as essências e fazê-las circular, isso nutre a consciência e Mindfulness a presença plena se faz espontaneamente.
  • Ao direcionar a presença plena, Mindfulness a determinadas regiões do corpo, desperta-se saberes psíquicos e emoções virtuosas como a alegria, compaixão, confiança, coragem, serenidade e assertividade benevolente.

O programa de 9 sessões serve como pré-requisito para a inscrição em programas de Formação Profissional em Mindfulness.

Investimento:

 

 

  •  Contribuição consciente

Todas as pessoas são bem vindas ao CPM!

O CPM possui uma política de inclusão equitativa e acesso facilitado. 

Caso você tenha vontade de se juntar a nós, mas sente que as suas condições financeiras atuais não a permitem desembolsar os valores apresentados, você também é bem vinda (o/e)! 

Clique aqui para solicitar condições especiais e bolsas

(As inscrições para bolsistas são efetivadas mediante análise do formulário, eventual entrevista e vagas disponíveis) 

Obs: Ex-alunos, estudantes, idosos e todas as pessoas que efetuarem as inscrições com antecedência de 30 dias tem 10% de desconto no valor via pix. 

Encontros online pelo Zoom.

Vagas limitadas para formato presencial no bairro do Belenzinho em São Paulo - SP. (Entre em contato caso haja interesse).


 

Dúvidas sobre o programa? Entre em contato com no telefone (11) 94977-0771.

Para mais informações na página do Curso: clique aqui

DATA
10/04/2024

a 05/06/2024
HORÁRIO
19:30

a 21:30
LOCAL
Online e/ou Presencial - SP
ORGANIZADOR
Marcio Sussumu Hirayama

COMPARTILHAR ESTE EVENTO