
Curso Avançado de Mindful Inquiry (Partilha)
É sabido que um dos maiores desafios para os instrutores de mindfulness é o momento da partilha de experiências (Inquiry). O inquiry é considerado a espinha dorsal das intervenções baseadas em mindfulness pois é o que conecta a experiência direta, ou seja a prática, à teoria e a aplicabilidade na vida diária.
Esse é um momento delicado porque ao tentar aproximar o participante da sua própria experiência utilizando a técnica do inquiry, o instrutor pode perder a experiência, justamente por estar preocupado em seguir a técnica. Assim, tendem a se sentir desconfortáveis, repetitivos e em dúvida, sobre a adequação das suas perguntas e pode por em risco a efetividade do programa e o engajamento dos participantes.
Esse curso foi desenhado para ajudar o instrutor a manejar o imprevisível, com uma base estável e aberta à experiência e atende à recomendação de formação continuada conforme as diretrizes internacionais de boas práticas em mindfulness. Desse modo além da técnica, serão desenvolvidas estas habilidades para que o instrutor possa seguir a técnica de forma mais relaxada e presente, modelando para seus participantes essa maneira curiosa de entrar em contato com a sua experiência.
Serão trabalhadas atividades vivenciais e conceitos que visam elucidar os seguintes conteúdos:
- Contextualização e histórico
- Componentes técnicos para uma didática habilidosa
- Estrutura do inquiry
- Inquiry vertical e sua contextualização com a teoria de mindfulness
- Inquiry horizontal e quando utilizar
- Inquiry em grupos e quando utilizar
- Utilização de materiais didáticos e psicoeducação por meio do inquiry
- Diferença do inquiry para práticas de mindfulness e de compaixão
- O que explorar em cada inquiry, como identificar iscas nas experiências dos participantes de acordo com cada prática e momento do grupo.
- Role Plays e orientações sobre desafios do inquiry
- A importância das habilidades relacionais e empáticas para o inquiry e como desenvolvê-las
- O papel do embodiment e da prática pessoal no inquiry.