Dia 22/09/2021 às 16h21 são consideradas a data e horário do equinócio de Primavera no hemisfério Sul. O que isso tem a ver comigo?

Houve um tempo no qual provavelmente essa pergunta corresponderia bem ao meu estilo de vida. Sou nascido e criado no centro da Cidade de São Paulo. Apesar de na infância e adolescência ter sido escoteiro e atleta o que me fez passar muitos finais de semana e férias na natureza; meu cotidiano usual era dentro de caixinhas: apartamento, carro, escola, outra escola, outra escola dentro de paredes. Nesse contexto de quadrados, cabem muito bem as perguntas: 

O que é equinócio? Que coisa é essa?
O que isso tem a ver comigo?
Isso me afeta de alguma forma? 

Hoje sinto a minha relação com a vida, talvez não muito, mas um pouco diferente. Há mais de 20 anos me dedico às práticas contemplativas e há 8 às práticas especificamente taoístas, os saberes chineses do Tao. Bom, depois de 15 anos vivendo no interior e exterior, estou há 5 anos de volta a São Paulo. Digo que um dos elementos que possibilita a minha vida nessa cidade além das práticas é ter como meio de transporte principal a minha bicicleta. Há 3 anos também vivo em uma vila, em uma casa com quintal, a partir do qual tenho acompanhado e sei exatamente o ponto no qual o Sol mais ou menos nasce e se põe e como ele vai mudando de posição a cada dia e estação.

No equinócio o Sol se põe exatamente no ponto oeste cardinal, é o ponto bem entre dois prédios da minha vista, é o ponto do meio entre o local extremo a esquerda (Sul) que o Sol chega e o ponto na extrema direita (norte) que o Sol chega e se põe.

Se você mora já há algum tempo no mesmo local e tem o privilégio de ter uma vista do poente ou nascente, provavelmente você já deve ter reparado essas diferentes posições, ou não. 

Bom, esse é somente um exemplo de como eu tenho conseguido notar e me relacionar com a Natureza fora, mesmo morando em São Paulo. Além de visitas aos parques que tem sido quase que diariamente e mudam e florescem diferente de acordo com o mês e momento.

Para agora,
Respiro esse dia de Equinócio e
meu corpo sente,
o sol vai nascer mais cedo e se pôr mais tarde a cada dia mais ao Sul,
os dias vão pouco a pouco ser mais longos,
com mais tempo de luz.

Naturalmente, meu corpo, minha natureza
se conecta com a natureza da vida fora,
espontaneamente vem um sorriso.

Eu gosto da luz do dia,
isso me alegra,
me traz um impulso para quebrar a semente,
para ir pra fora,
crescer, expandir, agir, realizar,
florescer,
me relacionar.
Esse é o momento.

Bem vinda Primavera,
vem em boa hora!

Vamos celebrar juntes a Primavera no Medita junto em Movimento.
Dia 22/09/21, às 18h

Venha também descobrir porque para algumas culturas, o Equinócio não marca o início, mas sim o meio da Primavera.

abraço fraterno,
Marcio Sussumu Hirayama
Professor, Terapeuta, PhD.