Tem sido constante ouvirmos alguém comentar sobre a curiosidade em experimentar a prática mindfulness, como também sobre a experiência que está vivenciando com a prática, não é mesmo? Sem dúvida alguma um dos motivos é o crescente número de pesquisas com embasamento científico sobre o tema, como também as experiências pessoais que pessoas próximas comentam conosco e em nossos grupos.

Atualmente os cursos de mindfulness vêm ampliando a possibilidade de práticas voltadas para o perfil, necessidades ou interesses específicos de cada pessoa interessada na prática em um determinado momento de sua trajetória.

Os cursos de mindfulness em São Paulo são diversos, assim como os retiros e eventos. Dentre os grandes eventos que ocorrem anualmente está a Semana Internacional da Compaixão e Equilíbrio Emocional Baseada em Mindfulness que ocorrerá dias 25 e 26 de julho. Nossa participação será por meio de um workshop presencial com duração de dois dias. Será oferecida uma live gratuita com Thupten Jinpa e mais um curso por dia do evento. No “Curso Intensivo do Treinamento do Cultivo da Compaixão CCT” será possível vivenciar de maneira intensiva, em um dia de evento, os principais componentes doTreinamento de Cultivo da Compaixão (CCT) do Compassion Institute, treinamento que em seu formato original tem duração de 8 semanas. O curso oferecido no segundo dia do evento será o Intensivo de Mindfulness e Equilíbrio Emocional (Mindfulness Based Emotional Balance – MBEB) e prática clínica, voltado para instrutores de mindfulness e profissionais da saúde. As inscrições podem ser feitas para os dois dias do evento como também para apenas um dos cursos. Clique aqui e saiba mais!

Aqui no Centro de Promoção de Mindfulness (CPM) encontra-se também uma agenda de cursos e workshops que ocorrem regularmente. Para as pessoas que percebem ter pouca capacidade de atenção diariamente, níveis elevados de estresse, sintomas de ansiedade ou depressão e deseja ter mais qualidade de vida e autoconhecimento, o Programa Qualidade de Vida Baseado em Mindfulness pode ser o indicado para começar a praticar. Este programa foi desenvolvido pelos professores do Centro de Promoção de Mindfulness, orientados pela ampla experiência em mindfulness com brasileiros e nos programas mundialmente reconhecidos.

O Programa de Cultivo da Compaixão é bastante especial, pois o curso está pela primeira vez em São Paulo, já que internacionalmente foram formadas apenas três turmas de instrutores e apenas 4 deles são do Brasil. Este curso é voltado para você que procura uma maior consciência amorosa sobre si mesmo por meio da autocompaixão para viver em consenso com seus próprios valores, motivando-se com amorosidade e não pelas críticas. Neste curso somos convidados a abrir o coração e reconhecer que podemos aprender a lidar de maneiras mais habilidosas e coerentes nos momentos de sofrimento.

Para quem está buscando desenvolver uma nova relação com a alimentação, o  Programa de Mindful Eating Terapêutico pode ser o indicado, já que traz em seu conteúdo exercícios que ajudam a identificar os diferentes tipos de fome física e emocional, a relação entre os estados emocionais e alimentação. Assim como habilidades para manejar melhor a compulsão alimentar e o desenvolvimento da sabedoria interna do corpo para atender as necessidades fisiológicas. Este curso possibilita uma ressignificação do ato de se alimentar, um aprofundamento nessa atividade diária que muitas vezes realizamos de maneira automatizada,  amplia a relação de presença e compaixão com o prato. Indicado para pessoas que apresentam padrões de comportamento do comer emocional ou compulsão alimentar ou oscilações de peso frequentes. 

Para as pessoas que procuram um curso voltado para a alimentação consciente baseada em mindfulness, mas não podem participar de forma presencial, existe o “Grupo Online de  Consciência Alimentar Baseada em Mindfulness (Mindful Eating)” para todos que querem mais consciência alimentar e corporal para suas vidas e que buscam uma relação mais harmoniosa com a alimentação. Já para quem busca compreender mais sobre os aspectos nutricionais dos alimentos que interferem na saúde física e mental, assim como o estado emocional influencia a saúde física, o “Mindful Eating como Caminho para a saúde física e mental” pode ser o curso mais apropriado neste momento. Os três cursos acabam conversando entre si, pois os recortes temáticos estão interligados.

Para quem procura um curso que apoie a investigação e relação com a expressividade do corpo como possível canal de reconhecimento de si e de suas emoções, o workshop Curso Intensivo da Compaixão – A ciência da conexão humana para uma vida com mais saúde e propósito” pode atendê-lo. Durante o curso serão desenvolvidos exercícios práticos que auxiliam no reconhecimento da humanidade compartilhada e a aplicação da autocompaixão e compaixão aos demais. Ao exercitarmos a compaixão, ampliamos a possibilidade de nos olharmos mais profundamente e percebermos a melhor maneira de nos cuidarmos e de nos conectarmos com as pessoas ao nosso redor.

Há os cursos de formação para quem busca se tornar um instrutor mindfulness: “Formação em Mindfulness” e “Formação em Mindful Eating”. O enfoque do curso de Formação em Mindfulness desenvolvido aqui no Centro de Promoção de  Mindfulness tem como objetivo o desenvolvimento das habilidades necessárias para se formar um instrutor seguindo as diretrizes internacionais de um MBI – Mindfulness Based Interventions de forma prática e didática. Durante as aulas são apresentadas teorias e estudos relacionados a mindfulness, conteúdos e intenções que embasam cada uma das práticas e exercícios, também é oferecida a oportunidade de aprender como conduzir as práticas de cada sessão do programa “Qualidade de Vida Baseado em Mindfulness desenvolvido pelo CPM.

A “Formação em Mindful Eating” é voltada para os profissionais que querem atuar na área de nutrição e na relação das pessoas com sua alimentação, o curso proporciona um conteúdo adaptado para a realidade brasileira, levando em consideração as diferenças socioculturais.

Para os instrutores que buscam ampliar ou aprofundar a formação, pode encontrar o “Curso Intensivo: Mindfulness e Equilíbrio Emocional” é voltado para instrutores de mindfulness, psicólogos e clínicos que desejam integrar os elementos do mindfulness em sua prática profissional. Este curso integra práticas de mindfulness e teoria sobre as emoções e práticas construtivas\generativas, explora de maneira vivencial uma forma saudável de nos relacionarmos com nossas emoções.

Outro curso direcionado para profissionais da saúde é o “Cuidado Consciente, a Importância de Mindfulness para o Atendimento Clínico-” em que aborda-se o Mindfulness no atendimento de saúde, discute-se as evidências científicas da inclusão dessa abordagem no atendimento clínico, possibilitando ampliar a visão quanto aos benefícios do mindfulness para si e seus clientes. 

Na agenda do Centro de Promoção Mindfulness é possível encontrar outros cursos como o Intensivo de Manejo da Ansiedade, voltado para pessoas que querem se relacionar melhor com a ansiedade, comportamentos reativos ou impulsivos  e o curso avançado Mindful Inquiry que foi elaborado para auxiliar o instrutor mindfulness a manejar as situações imprevisíveis que permeiam a condução de uma prática Mindfulness.

Os professores do Centro de Promoção de Mindfulness são pioneiros no estudo e ensino de Mindfulness em território nacional, já tendo contribuído para a formação de centenas de instrutores no Brasil. Para acompanhar todos os eventos, workshops e cursos livres de formação, acompanhe nossa agenda , encontre o que mais se aproxima com o seu momento e busca profissional\pessoal e entre em contato para sanar todas as dúvidas.