Uma aula aberta

Coração Compassivo:

Como desenvolver sabedoria, coragem e felicidade

“Quando as pessoas ouvem a palavra compaixão, elas tendem apensar em gentileza. Entretanto, pesquisas científicas descobriram que o cerne da compaixão é a coragem. Pessoas gentis nem sempre têm acoragem de se comportar com compaixão. Compaixão não é apenas sobre bondade ou “suavidade”, e certamente não é uma fraqueza. Compaixão é uma das mais importantes declarações de força e coragem conhecidas pela humanidade”. — Paul Gilbert, “Compassion: Universally Misunderstood”

DATA

05 de junho de 2023

HORÁRIO

20h00

MODALIDADE

Online e ao vivo

No que se baseia o conteúdo da aula?

O conteúdo que será oferecido é fundamentado em uma aula introdutória do Treinamento do Cultivo da Compaixão (CCT®).

CCT® é a sigla em inglês para Compassion Cultivation Training ou Treinamento do Cultivo da Compaixão, em português.

O CCT® foi desenvolvido por um grupo de estudiosos e estudiosas de práticas contemplativas, psicólogos e psicólogas clínicas e pesquisadores e pesquisadoras ligados ao Centro de Pesquisa e Ensino de Altruísmo e Compaixão – CCARE – da Universidade de Stanford nos Estados Unidos.

É um programa psicoeducacional – isto é, possui ferramentas de desenvolvimento e fortalecimento (aspecto educacional) de habilidades, qualidades e competênicas mentais (aspecto psiquico) – oferecido de forma estruturada ao longo de 8 encontros semanais.

Participe da aula aberta e introdutória conosco, nosso convite é para que você conheça e descubra o poder da compaixão na sua vida.

Por que cultivar a compaixão?

  • Redução da divagação mental;
  • Redução da supressão emocional e preocupação;
  • Aumento e melhoria da compaixão por si mesmo e pelos outros e da disposição em receber compaixão
  • Maior atenção plena
  • Melhoria do humor
  • Desenvolvimento de estratégias de regulação emocional

Conheça sua professora

Víviam Vargas é sócia-fundadora do Centro de Promoção de Mindfulness onde oferece programas de mindfulness e compaixão, workshops, palestras e formação profissional. Uma das pioneiras de Mindfulness no Brasil, tendo realizado mais de 150 turmas dos programas Mindfulness de 8 semanas contribuindo para o conhecimento de milhares de alunos.

Víviam Vargas de Barros

Doutora em Ciências – Unifesp

Psicóloga, mestre em psicologia (UFJF), tendo validado para o Brasil, duas das principais escalas psicométricas de mindfulness (MAAS e FFMQ). Doutora em ciências, onde avaliou o programa de prevenção de recaídas baseada em mindfulness (MBRP) para insônia e retirada de medicamentos (UNIFESP), onde atualmente foi membro fundadora do Centro Brasileiro de Pesquisa e Formação em Prevenção de Recaídas Baseado em Mindfulness (MBRP Brasil). Co-autora de diversos livros na área de mindfulness.

Possui certificação em Mindfulness-Based  Relapse Prevention (MBRP) pela Universidade  da Califórnia, Escola de Medicina de San Diego, Treinamento Avançado para Professores  em MBRP pelo Centre for Addiction Treatment Studies – Warminster – Inglaterra e Formação  no programa Compassion Cultivation Training – CCT pela Universidade de Stanford e  Instituto Nirakara (Espanha) e no Programa  Mindfulness Based Cognitive Therapy (MBCT)  oferecido pelo Mente Aberta, em Parceria com o Oxford Mindfulness Centre.

Formação em Terapia Focada na Compaixão com o professor Gonzalo Brito, participou de vários retiros de aprofundamento, workshops, masterclasses e congressos nacionais e internacionais de Mindfulness. Já levou Mindfulness através de palestras, workshops, cursos, intensivos e programas em empresas como Itaú, Votorantin, Ernst Young, 3M do Brasil, United Health Group, Ogilvy dentre outras.

Benefícios do cultivo da compaixão:

Maior capacidade de permanecer conectado aos outros, sem se perder ou esgotar-se física e emocionalmente, em especial, em momentos de dificuldade

É uma forma de autocuidado e uma regulação emocional mais saudável

A compaixão dá suporte ao bem-estar e a saúde, além de proporcionar conexão e alinhamento com nossas aspirações, mais energia e força

Benefícios do cultivo da compaixão:

A compaixão da suporte ao bem-estar e a saúde, além de proporcionar conexão e alinhamento com nossas aspirações, mais energia e força

É uma forma de autocuidado e uma regulação emocional mais saudável

Maior capacidade de permanecer conectado aos outros, sem se perder ou esgotar-se física e emocionalmente, em especial, em momentos de dificuldade

Inscrição:

1

PASSO 1

Preencha os campos abaixo com seu nome, e-mail e número de contato

2

PASSO 2

Entre no grupo de WhatsApp que utilizaremos para enviar as informações sobre a aula

Víviam Vargas de Barros

Doutora em Ciências - Unifesp

Sócia-fundadora do Centro de Promoção de Mindfulness. Psicóloga, mestre em psicologia (UFJF), tendo validado para o Brasil, duas das principais escalas psicométricas de mindfulness (MAAS e FFMQ). Doutora em ciências, onde avaliou o programa de prevenção de recaídas baseada em mindfulness (MBRP) para insônia e retirada de medicamentos (UNIFESP), onde também foi membro fundadora do Centro Brasileiro de Pesquisa e Formação em Prevenção de Recaídas Baseado em Mindfulness (MBRP Brasil). Co-autora de diversos livros na área de mindfulness.

Possui certificação em Mindfulness-Based Relapse Prevention (MBRP) pela Universidade da Califórnia, Escola de Medicina de San Diego, Treinamento Avançado para Professores em MBRP pelo Centre for Addiction Treatment Studies – Warminster – Inglaterra e Formação no programa Compassion Cultivation Training – CCT pela Universidade de Stanford e Instituto Nirakara (Espanha) e no Programa Mindfulness Based Cognitive Therapy (MBCT) oferecido pelo Mente Aberta, em Parceria com o Oxford Mindfulness Centre.

Formação em Terapia Focada na Compaixão com o professor Gonzalo Brito e diretora técnica da Associação Mente Compassiva. Participou de vários retiros de aprofundamento, workshops, masterclasses e congressos nacionais e internacionais de Mindfulness.